segunda-feira, 9 de abril de 2012

Picanha mariposa, e Matambre a Punta del Este


A picanha mariposa nada mais é do que um medalhão de picanha (portanto um corte em bife mais grosso da peça de picanha), com um talho no meio, de cima pra baixo, para que o medalhão se abra em forma de borboleta:

image

Faz-se assim:

image

E fica assim:

image

Já o matambre é aquela parte da costela que fica entre a carne e o couro, uma manta de gordura e tecidos, que serve muito bem para aperitivar. Pode ser cortado em tira, de uma costela “tamanho normal”, ou um pedaço mais largo se da costela inteira.

Eis um matambre em forma quadrada que coloquei sobre a parrilla, temperado com sal e adobo:

image

Mas o matambre não ficou só nisso, que já seria excelente para comer picadinho. Resolvi fazer o “Matambre a Punta del Este”, em homenagem ao festejado balneário uruguaio, para acompanhar a picanha mariposa.

Barbada de fazer, che. Assa o matambre dos dois lados, com sal fino, depois deixa a gordura pra cima, e cobre com azeite e molho de tomate, bastante queijo mussarela (o melhor é o mussarela ralado), adobo e azeitonas picadas.

image
image
image

Depois que o queijo está quase derretido, é hora de colocar as picanhas mariposas, e mandar ver no sal entrefino (o sal grosso moído, intermediário):

image

Matambre pronto:

image

E no prato, um pedaço:

image

E a picanha mariposa pronta com salada de maionese:

image

Para beber, um Malbec harmoniza muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário